Escola Sistêmica
Ana Flávia Campos
Beatriz Albuquerque
Pamela Patricia Silva
SEMINÁRIOS – TEORIA DAS ORGANIZAÇÕES: ESCOLA SISTÊMICA.
Florianópolis
2014Ana Flávia Campos
Beatriz Albuquerque
Pamela Patricia Silva
SEMINÁRIOS – TEORIA DAS ORGANIZAÇÕES: ESCOLA SISTÊMICA.
Seminário apresentado à disciplina de Teorias da Administração (CAD 7002), do curso de Administração da Universidade Federal de Santa Catarina, como requisito parcial à aprovação na disciplina.
Professor: Luís Moretto Neto, Dr.
Florianópolis
2014
SUMÁRIO
REFERÊNCIAS
LISTA DE FIGURAS
1 INTRODUÇÃO
O biólogo alemão Ludwig Von Bertalanffy elaborou por volta da década de 50 uma teoria interdisciplinar capaz de transcender aos problemas exclusivos de cada ciência e proporcionar princípios gerais e modelos gerais para todas as ciências envolvidas, de modo que as descobertas efetuadas em cada ciência pudessem ser utilizadas pelas demais. Essa teoria interdisciplinar denominada Teoria Geral dos Sistemas, demonstra o isomorfismo das várias ciências, permitindo maior aproximação entre as suas fronteiras e o preenchimento dos espaços vazios entre elas.
Essa teoria é essencialmente totalizante: os sistemas não podem ser plenamente compreendidos apenas pela análise separada e exclusiva de cada uma de suas partes. Ela se baseia na compreensão da dependência recíproca de todas as disciplinas e da necessidade de sua integração.
Assim, os diversos ramos do conhecimento até então estranhos uns aos outros pela intensa especialização e isolamento consequente passaram a tratar seus objetivos de estudos como sistemas. Dentre eles está a Administração.
A Abordagem Sistêmica da Administração trata de três escolas principais: Tecnologia e Administração; Teoria Matemática da Administração; e Teoria de Sistemas.
1.1 CONTEXTO HISTÓRICO
Karl Ludwig von