Trabalho SPT
É do consenso geral que o projeto de uma estrutura de engenharia, por mais modesta que seja, requer o adequado conhecimento das condições do subsolo no local onde será construída. Por outro lado, se essas estruturas utilizarem solos ou rochas como materiais de construção, será também necessário o conhecimento do subsolo nas áreas que servirão de jazidas para esses materiais.
Entretanto, a seleção e adaptação dos recursos disponíveis para exploração do subsolo, com vistas à obtenção de informações e características de um terreno e destinadas a atender o projeto de uma determinada estrutura, requer uma arte e técnica específicas.
Existem métodos de reconhecimento dos solos, como a sondagem à percussão (método direto), aplicados conforme o tipo de obra, tamanho, custo, importância e finalidade, consistem em um conjunto de operações destinadas a observar diretamente o solo e obter amostras ao longo de uma perfuração.
INVESTIGAÇÃO DO SUBSOLO
A fase de planejamento que determina o sucesso de um projeto é fundamentalmente função de alguns fatores, tais como:
a) Tipo de estrutura e seus problemas específicos
Para os fins de investigação do subsolo, as estruturas podem ser divididas em três categorias:
Estruturas para as quais o problema básico é a interação da estrutura com o solo adjacente. Tais estruturas incluem muros de arrimo, estacas-pranchas, túneis e condutos enterrados, sendo o principal interesse o conhecimento das características carga-deflexão da superfície de contato.
Estruturas como aterros rodoviários, barragens de terra e enrocamento, bases e sub-bases de pavimentos e aterros atrás de muros de arrimo, onde além da interação da estrutura de terra com o terreno adjacente, as propriedades dos materiais utilizados na construção são necessárias para a determinação do comportamento da própria estrutura.
Estruturas naturais de solo ou rocha, tais como encostas naturais e os taludes de cortes. Nesses casos exige-se o