escola sistemica
A Escola Sistêmica é definitivamente um marco na teoria administrativa, representando o primeiro esforço para estabelecer uma relação entre as partes que compõem uma organização e, sobretudo, entre a organização e seu ambiente externo. Pois, como podemos notar até o momento, todas as abordagens estavam muito mais preocupadas em explicar e dominar os elementos internos de uma organização do que disponibilizar recursos para o gerenciamento da sua relação com o meio ambiente.
Essa abordagem surgiu, principalmente, das críticas feitas às escolas clássicas e está baseada na
Teoria Geral dos Sistemas, desenvolvida pelo biólogo alemão Von
Bertalanffy, na década de 1960,
Karl Ludwig Von Bertalanffy (1901-1972)
Precursor da Teoria Geral dos Sistemas.
A partir dos seus estudos em biologia e dos organismos vivos, verificou que muitos princípios e conclusões de algumas ciências têm validade para várias outras, quando tratam de objetos que podem ser visualizados como sistemas, tentando demonstrar o inter-relacionamento entre as ciências. Fonte: Chiavenato (1987b).
Saiba mais
Teorias da ADM II 2ed Grafica.pmd 92 10/08/2012, 20:23
93 Módulo 2
Unidade 4 – Escolas e Abordagens do Pensamento Administrativo do Período Contemporâneo visando à compreensão do funcionamento dos organismos vivos.
Partindo daí, foi desenvolvida uma teoria voltada ao âmbito organizacional, em que a organização é vista como um sistema formado por vários subsistemas.
Você pode estar se perguntando: o que é um sistema?
Nesse contexto, o sistema pode ser definido como um conjunto de elementos interdependentes que interagem com objetivos comuns formando um todo e onde cada um dos elementos componentes comporta-se, por sua vez, como um sistema cujo resultado é maior do que o resultado que as unidades poderiam ter se funcionassem independentemente. Ou seja, qualquer conjunto pode ser considerado um sistema, desde que as relações entre as partes e o