ESCOLA MARXISTA
A escola marxista refere-se à escola de pensamento desenvolvida a partir dos escritos do economista, filósofo e teórico político alemão Karl Marx (1818-1883). Marx foi o primeiro pensador a criticar veementemente as escolas de pensamento econômico vigentes em sua época em sua mais importante e aclamada obra: O Capital – crítica a economia política. Nesta obra o autor analisa as escolas de pensamento econômico existes desconstruindo-as com sua contra-argumentação certeira. Ao fazer isso Marx tece um tratado sobre a sociedade de sua época e o seu modo de produção vigente (até hoje), o capitalismo. O método que Marx desenvolve e utiliza em suas análises ficaria, doravante, conhecido como o materialismo histórico dialético. A escola marxista deu origem aos mais diversos grupos políticos e linhas de pensamento da chamada esquerda no mundo todo e subsidiou o processo revolucionário na Rússia.
Percursores e referencias teóricas da escola marxista Ainda que tenha inovado em quase toda a leitura da realidade, de fato Marx utilizou-se de referências anteriores para desenvolver sua teoria, a saber: a dialética de Hegel (a qual Marx pegou e inverteu, pois dizia que Hegel a havia concebido de ponta-cabeça) e o materialismo de Feuerbach. Enquanto Hegel trabalhava com uma dialética não materialista, ou seja, que se aplicava somente no campo das ideias de dos tipos ideais, Feuerbach desenvolve uma teoria sobre o materialismo contemplativo que não deveria potencializar uma ação revolucionária. A principal diferença que podemos traçar entre Marx e seus antecessores é que ele foi, de fato, um revolucionário, não via o escrever teorias como um fim em si mesmo e sim com base para um emprenho político em mudar a sociedade.
Teorias de Marx Ao estudar o capitalismo Marx desenvolve algumas teorias que seriam consagradas e estudadas dali por diante por todos os economistas, mesmo aqueles que defendem outras escolas. As principais teorias