Fichamento I
Prof. Arthur Ituassu
Aluno: Eduardo França
Fichamento Livro Opinião Pública – Walter Lippdmann
Argumento 1 – “Grandes homens, mesmo durante o período de suas vidas, são usualmente conhecidos pelo público somente através de uma personalidade fictícia”.
Sustentação:
Podemos observar que as notícias sobre o ambiente em que vivemos nos chegam ora rapidamente, ora lentamente, mas o que acreditamos ser uma imagem verdadeira, nós a tratamos como se fosse o próprio ambiente.
O único sentimento que alguém pode ter acerca de um evento que ele não vivenciou é o sentimento provocado por uma imagem mental daquele evento.
Por ficção não quero dizer mentiras. Quero dizer a representação do ambiente que em menor ou maior medida é feita pelo próprio ser humano.
Consequência:
Segundo o autor “não se funda a sociedade na comunhão, ou ainda na convenção, mas sim na coincidência”. Percepção é o universo cognitivo de cada um e sobre efeito direto a partir de seu próprio repertório de conhecimento e experiências.
Argumentação 2 – “Para conduzir a propaganda deve haver alguma barreira entre o público e o evento. Acesso ao ambiente real precisa ser limitado, antes que alguém crie um pseudoambiente que imagine ser mais adequado ou desejável”.
Sustentação:
As barreiras existem, independentemente se as razões para a privacidade são boas ou más.
O tamanho da renda de uma pessoa tem considerável efeito sobre seu acesso ao mundo que está distante de sua vizinhança.
A renda de um indivíduo e a renda da comunidade determinam a quantidade de comunicação que é possível. Mas as ideias dos homens determinam como aquela renda deve ser gasta, o que por sua vez afeta a longo prazo a quantidade de renda que eles terão. Mas há também limitações, igualmente verdadeiras, já que elas frequentemente são autoimpostas e autoindulgentes.
Consequência:
Para Lippmann, “é no marco social que as ideias derivadas das leituras e palestras e do círculo de conversação convergem e são