As principais idéias da escola marxista
Karl Marx utilizou-se da dialética de Hegel e o materialismo de Feuerbach, realizando assim um exercício sobre as relações humanas e as instituições que regulavam as sociedades. As principais idéias dessa Escola foram: * Valor: baseia-se no tempo de trabalho, na quantidade e qualidade do trabalho que foi requerido na sua elaboração.
* Trabalho: o homem é um ser ativo e produtivo. O trabalho é uma mercadoria especial para o capitalismo, que ao invés de se desvalorizar, gera riqueza.
* Mais-valia: é a diferença entre o que o trabalho do trabalhador gera em valor e o salário que o capitalista paga por ele.
* Luta de classes: as desigualdades provocadas pelas relações de produção que se divide em proprietários e os proletariados.
* Anarquia da produção: sem organização centralizada que aponte para onde deve caminhar a produção dentro da sociedade, gerando com isso crises periódicas.
* Crises do capitalismo: Marx previu que seriam estruturais e cíclicas também periódicas e uma crise final que seria o acúmulo destas crises e o fim deste modo de produção.
* Fim do capitalismo: os operários eram a maioria e seus direitos deviam prevalecer. Saíssem às ruas para iniciar uma sociedade equilibrada visando o fim da propriedade privada dos meios de produção e o desenvolvimento pleno do homem.
“Até agora os filósofos não fazem senão interpretar o mundo de diversas maneiras, porém, trata-se de transformá-la” Karl Marx
Referências: http://www.brasilescola.com/sociologia/conceitos-marxismo.htm Acessado em: 01/09/11 http://www.slideshare.net/bassoli/karl-marx-453207 - 02/09/11 Acessado em: 02/09/11
Setembro -