marxismo
1º PERIODO DE HISTORIA
HISTORIA DOS SISTEMAS
ECONOMICOS
ESCOLA MARXISTA
A
escola marxista refere-se à escola de pensamento desenvolvida a partir dos escritos do economista, filósofo e teórico político alemão Karl
Marx (1818-1883).
Marx foi o primeiro pensador a criticar veementemente as escolas de pensamento econômico vigentes em sua época em sua mais importante e aclamada obra: O Capital – crítica a economia política.
Karl Marx (1818-1883)
MARXISMO
Elabora uma critica radical ao capitalismo, evidenciando seus antagonismos e as suas contradições. ESCOLA MARXISTA
Ao
estudar o capitalismo Marx desenvolve algumas teorias que seriam consagradas e estudadas dali por diante por todos os economistas, mesmo aqueles que defendem outras escolas.
As principais teorias desenvolvidas por Marx são:
ESCOLA MARXISTA
VALOR
TRABALHO
MAIS-VALIA
LUTA DE CLASSES
ANARQUIA DA PRODUÇÃO
CRISE DO CAPITALISMO
FIM DO CAPITALISMO
ESCOLA MARXISTA
Valor:
em suas teorias sobre o valor, Marx desenvolve uma profunda linha de raciocínio acerca da produção de mercadorias na sociedade capitalista e da origem dos lucros.
A teoria marxista do valor não é uma simples teoria dos preços, mas da natureza da riqueza capitalista.
O valor de uma mercadoria não é a quantidade de trabalho socialmente necessário para produzi-la.
Os preços das mercadorias não são proporcionais nem ao valor nem à quantidade de trabalho, São determinados pelo jogo da oferta e demanda.
ESCOLA MARXISTA
Trabalho:
trabalho seria a mercadoria mais importante dentro do sistema capitalista, pois é a única que gera valor, ou seja, agrega valor à tudo que é produzido em nossa sociedade.
ESCOLA MARXISTA
A alienação do trabalhador relativamente ao
produto da sua atividade surge, ao mesmo tempo, vista do lado da atividade do trabalhador, como alienação da atividade produtiva. Esta deixa de ser uma manifestação