Escola histórica alemã
Escola Histórica Alemã
Trabalho apresentado pelos alunos: Raick Souza, referente à disciplina de História do Pensamento Econômico, do semestre 2012.1, ao professor Gildásio.
Vitória da Conquista – BA
20 de Julho de 2012
Escola Histórica Alemã Raick Souza.
Resumo:
O presente trabalho trata das metodologias utilizadas durante o período em que funcionou a Escola Histórica Alemã, que surgiu em meados da década de 1840, inicialmente com as publicações de Friendrich List e seu companheiro de idéias Wilhelm Roscher. Essa escola exerceu grandes contribuições para a economia assim como para a sociologia, uma vez que os autores envolvidos com esse movimento produziram obrar de uma notável singularidade. Max Weber e Gustav Schmoller são outros dois autores que ao longo de quase 70 anos deixaram as suas contribuições nesse movimento. A Escola História ao longo de sua existência foi alvo de constantes críticas, muitas delas partiram dos economistas clássicos, basta ressaltar também, que nem todas as críticas recebidas, tinham um saldo meramente negativos, a parti de uma leitura simples e clara, o leitor será levado a entender cada ideologia formulada naquele período.
Palavras Chave: Alemanha – Escola Histórica – Economia
Introdução O trabalho que será apresentado, fornecerá uma melhor percepção sobre a escola em questão, uma vez que, ele abordará as cinco principais questões para a compreensão econômica daquele período. As cincos questões são: 1. Qual era o contexto social da escola?; 2. Qual era a essência da escola?; 3. A que grupo a escola serviu, ou tentou servir?; 4. Qual a validade, a utilidade ou adequação da escola em sua época?; 5. Quais contribuições da escola se tornaram válida?. As respostas para estas questões estarão ao decorrer do desenvolvimento, assim como as contribuições de cada autor. O que foi absorvido por cada componente do grupo, assim como