Projeto proinfantil
Programa de Formação Inicial para Professores em Exercício na Educação Infantil
A creche como espaço de diálogo na formação das crianças na Educação Infantil
Infância, Cultura e Cidadania nas Instituições de Ensino de Educação Infantil em município do Rio de Janeiro
Relação entre creche e família
Educação infantil
Juliana Torres dos Santos
Marcia Maria da Silva Cunha
Instituto de Educação Sarah Kubistchek – AGF 11
Rio de Janeiro/RJ
Dezembro, 2111
Introdução
A minha atuação profissional na educação infantil, tendo em vista o trabalho que exerço a mais de três anos numa creche municipal localiza no bairro de Santa Cruz na zona oeste da cidade do Rio de Janeiro.
Escolhi abordar esse tema em meu projeto, pois vislumbrei a oportunidade de aprender muito investigando por quais motivos os pais matriculam seus filhos em creches.
Nessas investigações buscarei saber quais as suas expectativas a respeito desta modalidade educativa e quais parcerias possíveis seriam úteis na relação família-creche.
A família e a creche são instituições fundamentais para a socialização da criança. Primeiramente na família, que é mediadora da sua relação com o mundo, incluindo padrões de comportamento, hábitos, usos, valores e costumes, constituindo a chamada socialização primária.
Depois vem a creche, a instituição de ensino na qual o indivíduo é incluído em setores do mundo no qual ele vai precisar dominar para que se de início a sua plena cidadania, onde todas as relações extrafamiliares se iniciam e a troca de experiências entre pessoas de outros grupos onde a criança começa a ter contato com as diferenças e com outras culturas, estabelecendo o que chamamos de socialização secundária.
Não há dúvidas, entretanto, que a família deve ser incentivada e sensibilizada na medida do possível a participar e se tornar cada vez mais atuante na