Psicologia e saude
PSICOLOGIA E CIÊNCIA DA VIDA
GRADUAÇÃO MEDICINA – TURMA VII
Andrea Rivelo
Camila Carvalho Caroline Souto Denise Borba Thiago Augusto
GÊNERO FEMININO
Seminário de Psicologia e Ciência da Vida apresentado por alunos da graduação do curso de Medicina para obtenção parcial de menção, visando à abordagem sobre a questão do gênero feminino.
Palmas
2010
Introdução Para Santos, citado por Figueiredo et al (2007, p.423), gênero permite compreender que as desigualdades econômicas, políticas e sociais existentes entre homens e mulheres não são simplesmente produtos de suas diferenças biológicas, mas sim construções resultantes das relações sociais, ou seja, das relações entre as pessoas e delas com a Natureza, no desenvolvimento de cada sociedade. Essas relações vão construindo a história e as culturas dos povos. Estudando o desenvolvimento dos povos, observou-se que homens e mulheres mudam de papéis, de cultura para cultura e, ainda, no interior de cada uma delas, dependendo do período e das condições históricas em que estão vivendo. As relações entre as pessoas em uma sociedade, portanto, são orientadas por modelos, idéias e valores do que é masculino e feminino. Estudos e pesquisas sobre as questões de gênero, suas relações e as desigualdades existentes entre homens e mulheres na sociedade são muito recentes, porém, tanto no Brasil, como em outras partes do mundo, a mulher tem sido objeto de preconceitos, cristalizados em papéis, mais ou menos estereotipadas, que as colocam em posição de desvantagem em várias instâncias da sociedade.
Nesse contexto, o trabalho abordará as diversas problemáticas do gênero feminino. A respeito dos diversos tipos de violência será focada a doméstica e intrafamiliar bem como a Lei Maria da Penha que rege o