Sociologia da educação
“A sociedade e Educação no Brasil”.
Belém de Maria – PE
Faculdade de Desenvolvimento e Integração Regional – FADIRE
Patrícia Monali
Trabalho apresentado por Patrícia Monali como exigência parcial para a conclusão da cadeira de Sociologia da educação I do Curso de Pedagogia da Faculdade de Desenvolvimento e Integração Regional – FADIRE.
Belém de Maria – PE
Introdução
O sistema educacional brasileiro está inserido no contexto do sistema global capitalista que atualmente se encontra em crise. Para melhor entender tal crise, a formação de um projeto político-pedagógico é necessária, ou melhor, a formação de um projeto de uma educação para a emancipação humana. Para pensarmos em um projeto emancipatório, temos que analisar algumas questões: a sociedade, o indivíduo e a educação que temos e que queremos. De início faremos um breve histórico da sociedade que temos em seguida a perspectiva que temos; posteriormente uma reflexão do indivíduo que temos e que queremos e finalmente um apanhado histórico da educação que temos e sua perspectiva. Analisamos a sociedade que temos a partir de um breve histórico. Nesse trabalho iremos tratar mais a fundo sobre a sociedade e a educação conjunta e todas suas variedades e situações no Brasil, e os índices educacionais PROVA BRASIL/IDEB, ENEM, ENADE.
A EDUCAÇÃO E SOCIEDADE
A educação é, por excelência, essencialmente social e objetiva o desenvolvimento de competências e capacidades necessárias à preservação da sociedade. Por natureza, a educação é essencialmente social. Objetiva desenvolver as competências e capacidades necessárias para preservar a sociedade. O sociólogo francês, David Émile Durkheim atribui à educação duas funções simultâneas: homogeneizar e diferenciar. Conforme ele, a sociedade só poderá ser renovada e perpetuada por meio da