História da educação física
Introdução
História da
Educação Física
A Educação Física evolui à medida que se processa a evolução cultural dos povos.
Assim, sua orientação no tempo e no espaço está em sintonia com os sistemas políticos, sociais, econômicos e científicos vigentes nas sociedades humanas.
A Educação Física, portanto, surge com o aparecimento do homem.
Prof. Esp. Davi Soares
Abordagem Histórica
Abordagem Histórica
De acordo com essa dinâmica evolutiva, podemos considerar a Educação Física como área do conhecimento e como elemento fundamental no processo de desenvolvimento do homem.
A arte rupestre e os estudos antropológicos indicam que o homem, desde os tempos primitivos, trabalhava o corpo com movimentos básicos e naturais para conseguir sobreviver, seja para se proteger ou para se alimentar. Para compreendermos melhor o valor da Educação
Física, reconhecendo-a como disciplina capaz de inferir direta e favoravelmente na formação integral do indivíduo, analisaremos sua evolução em síntese histórica. 1
15/02/2013
Abordagem Histórica
O homem primitivo aprendeu a caçar, pescar, nadar, construir, lutar, defender-se – exercícios úteis que lhe permitiam satisfazer as suas principais necessidades, impostas na sua relação com a natureza e com os outros homens.
Abordagem Histórica
Abordagem Histórica
CHINA: Um imperador chinês, em aproximadamente
3000 a.C. , pensando no progresso do seu povo, promovia a prática de exercícios físicos com finalidades higiênicas, terapêuticas, além de bélicas.
ÍNDIA: No começo do primeiro milênio, a partir das
“Leis de Manu” - uma espécie de código civil, político, social e religioso - , os exercícios físicos passaram a ser encarados como uma doutrina, indispensáveis às necessidades militares, além de ter caráter fisiológico.
Buda atribuía aos exercícios o caminho da energia física, da pureza dos sentimentos, da bondade e do conhecimento das ciências para a suprema