Escola formadora
Fenômeno: Escola de Valorização Humana e Profissional.
Princípios:
☺Visa a tradução do conhecimento em consciências críticas e criativas que entenda a sociedade em que vive como fruto da ação humana;
☺Compreender o espaço ocupado pela sociedade enquanto espaço construído e modificado a partir de suas interferências;
☺Proporcionar experiências para que o estudante compreenda os processos de socialização e coletividade;
☺Possibilitar que o estudante reflita e problematize as mudanças advindas das tecnologias no desenvolvimento e na estruturação da sociedade;
☺Utilizar as ferramentas tecnológicas para a produção do conhecimento da área; ☺Instigar o estudante a entender as relações de produção e consumo como potencializadoras das desigualdades sociais.
Falas significativas:
☺Lázara ( 60 anos): - Fez o concurso do Estado com 48 anos de idade. A escola é um espaço democrático, por isto você não vai impor, tem que ouvir, tudo aqui é ouvir. A forma de receber o aluno, a forma de fechar a janela pode ser educativa ou não. A escola tem que procurar adaptar aos alunos. Ver, ouvir este aluno, ver o que ele quer e depois conquistar este aluno.
☺ Anna Letícia aluna: quando sair do 3° ano vou pegar o Enem, Vestibular, uma faculdade federal, e é ela ( escola) que irá me ajudar. A partir da infraestrutura motiva mais o professor para trabalhar.
☺Luana aluna: espero que um dia falemos: acordar e falar que bom vou pra escola.
☺ Leila ( professora): é uma escola em que os profissionais são muito respeitados.
☺ Rosana ( professora): a escola ainda tem muitos vícios da escola tradicional, mas isto é todo um processo, de estudo, de querer da pessoa para se obter a mudança.
☺ Aluna: Elaborar aula dinâmica.
☺Professora: ele vem em busca da valorização pessoal, não apenas a certificação.
☺Professor: trazer os pais pra escola.
☺Renata ( mãe de aluna): é um trabalho de