a familia
Portaria nº 1283/ 06 de 21 de Novembro
Ciclo de Formação
2010/ 2013
DA DIFERENÇA DOS
COMPORTAMENTOS À
DIFERENCIAÇÃO DA
INTERVENÇÃO
30H
Disciplina PSICOLOGIA
Componente CIENTÍFICA
Formadora ROSÁRIO RIBEIRO
MÓDULO 6: DA DIFERENÇA DOS COMPORTAMENTOS À
DIFERENCIAÇÃO NA INTERVENÇÃO
2
APRESENTAÇÃO DO MÓDULO
É necessário compreender e aceitar as diferenças, pelo que é relevante a análise dos fatores subjacentes, em particular etários, culturais e de género. A este nível, a especificidade das minorias e das etnias, bem como a pessoa com deficiência, também são alvo de estudo. Os comportamentos de risco, nomeadamente o consumo de drogas, são também analisados neste módulo. Em oposição, importa identificar comportamentos protetores que podem, na atualidade, permitir aos indivíduos uma maior resiliência e qualidade de vida.
A especificidade do comportamento individual justifica uma intervenção diferenciada, sendo analisadas diversas estratégias cuja adequação deve estar de acordo com as situações particulares em que podem ser utilizadas. Os suportes institucionais e comunitários de apoio às pessoas com diferenças são analisados em termos das valências e das potencialidades que encerram. Uma vez que o acesso à formação e ao mercado de emprego são determinantes nos mecanismos de integração e participação social dos indivíduos, são analisadas, com particular atenção, as especificidades dos grupos cujas diferenças parecem dificultar todo este processo.
COMPETÊNCIAS VISADAS
Compreender as diferenças nas suas múltiplas facetas e a diferentes níveis: individual, grupal, organizacional, social
Conhecer e relacionar a multiplicidade de fatores que lhes estão subjacentes
Conceber os indivíduos com diferenças e/ou desvantagens como um coletivo heterogéneo
Identificar e caracterizar as diversas instituições que na comunidade têm como valências o apoio nas áreas do social, da segurança, da