A relação entre comprometimento organizacional e impacto do treinamento no trabalho
O objetivo do estudo é investigar se o comprometimento organizacional a nível individual de base afetiva, normativa e de continuidade prediz o impacto do treinamento no nível do comportamento no exercício do cargo.
2- Contextualização do tema: qual é a importância do estudo/pesquisa sobre “comprometimento organizacional”
O estudo torna-se importante visto a comparação entre os altos investimentos feitos pelas empresas de países desenvolvidos e o baixo número de retorno no ambiente de trabalho.
3- Qual é o conceito de “comprometimento organizacional” apresentado pelos autores do artigo.
Engajamento, agregamento, se colocar junto, envolvimento. Está associada à ideia de compromissos ou responsabilidade frente a algo ou alguém.
4- Quais são as principais considerações feitas pelos autores do artigo em relação à evolução histórica dos estudos sobre o conceito de “comprometimento organizacional”.
Bastos passou a considerar que a estrutura do comprometimento não comportaria intenções de comportamento, ou seja, seria uma estrutura formada por crenças e afeto, rompendo com a visão tripartite que incluía também as intenções. Meyer e Allen (1997) consideram que o comprometimento organizacional tem evoluído conceitualmente a partir da década de 1960 e provocado muita controvérsia a respeito da natureza dos vínculos empregado-organização, o que o torna um conceito ainda em construção.
5- Quais são os principais estudos, apontados pelos autores, que fazem relação entre: “treinamento e comprometimento”; qual eram os objetivos desses estudos; o que eles pretendiam analisar.
Rodrigues (2000), que abordou a influência do comprometimento organizacional e do comprometimento com a carreira sobre a efetividade do treinamento; e o de Pilati (2004), que focou apenas a influência do comprometimento organizacional de base afetiva.
6- De acordo com os autores do artigo, Meyer e Allen (1997) estabeleceram o conceito de “comprometimento