Escola-família
Texto: Interação: Escola-Família
O tema escola e família exigem algumas reflexões e observações dos educadores sobre o como a Escola vem desempenhando suas responsabilidades do “ensino educativo”, não como substituta da família, mas, como sua aliada na educação de crianças, adolescentes, jovens e adultos.
Podemos analisar e explicar aqueles autores que nos falam sobre a relevância e o desafio da postura transdisciplinar contexto atual do tema “ escola e família” Exige interpretações e mudanças de ações nos nas unidades escolares.
O Estado Brasileiro (governo) trata a questão “Escola e Família”
1) Como foco no currículo dos Cursos de Licenciatura e Pós-Graduação – Especialização, em disciplinas que contemplam os Fundamentos da Educação, responsáveis pela formação e especialização de profissionais capacitados para implantação de projetos que contemplem a relação escola e família.
2) Legislações Específicas para legitimizar e garantir os direitos e deveres da criança, adolescentes e do jovem, como: a Constituição Federal de 1988, o ECA e a LDB- Lei Nº 9.394/96.
3) Programas de Políticas Públicas para crianças e adolescentes, que analisa, explica, através da sociedade como práticas sociais reproduzidas em uma diversidade indefinida de meios para a inclusão e proteção dos beneficiários (crianças e adolescente) na escola e na sociedade.
Leia com atenção texto e responda:
1) Como a unidade escolar pode implantar projetos transdiciplinares privilegiando a criatividade de ações que contemplem as legislações específicas e os programas de políticas públicas propostos pelo governo federal para garantir a permanência do aluno na escola e a parceria com a família, onde cada escola tem autonomia para elaborar o seu projeto político pedagógico?
2) Você concorda com os Programas de Políticas Públicas para crianças e adolescentes. Comente sobre as práticas sociais reais