ESCOLA : Espaço de múltiplas relações
Ângela Soares
RESUMO: Neste trabalho apresentamos os registros parciais, através de pesquisa/diálogo com a direção e os professores, do mapeamento da Escola parceira NEEJA, com o objetivo de possibilitar o conhecimento da realidade deste espaço escolar enquanto síntese de múltiplas relações (objetivos, formas, organização, espaços, rotinas), buscando refletir sobre como o projeto do NEEJA se relaciona com os temas da gestão democrática e da participação. Através de diálogos com a direção e os professores desta instituição escolar, buscou-se conhecer as informações necessárias para este mapeamento. Temos como objetivo para este trabalho de pesquisa/dialogo, que ora estamos registrando e apresentando, compreender como estas ações de trabalho escolar se organizam e se desenvolvem.
Palavras-Chave: ações de rotina, objetivos e organização; Gestão Escolar participativa.
DESENVOLVIMENTO:
A gestão democrática implica a efetivação de novos processos de organização e gestão, baseados em uma dinâmica que favoreça os processos coletivos e participativos de decisão. [...] A participação pode ser entendida, portanto, como processo complexo que envolve vários cenários e múltiplas possibilidades de organização. Ou seja, não existe apenas uma forma ou lógica de participação: há dinâmicas que se caracteriza por um processo de pequena participação e outras que se caracterizam por efetivar processos em que se busca compartilhar as ações e as tomadas de decisão por meio do trabalho coletivo, envolvendo os diferentes segmentos da comunidade escolar. (MEC/SEB, 2004, p.13-14).
A profª. Patrícia Rutz, em seu texto: "A caminhada do processo de democratização da instituição escolar.", nos traz que, mesmo havendo avanços no sentido de acontecer a participação popular e na conquista de direitos, ocorre o choque das estratégias do capital para dar conta de sua crise, com o neoliberalismo, a globalização e a reestruturação produtiva. Assim, ocorre