evaporador rotativo
ENGENHARIA QUÍMICA
ELTON LOPES
JOÃO GABRIEL CAMPOS SOUZA
JOSÉ GIANNETTI
RODOLFO HILGENSTIELER
VINICIUS PEROSA
Secando os produtos obtidos em uma reação com uso do evaporador rotativo
Ponta Grossa
2º semestre 2014
1. OBJETIVO
Será abordado o conceito de agente secante e sua utilização na remoção de pequenas quantidades de água presente na fase orgânica após uma extração líquido-líquido, e revisar o conceito e ponto de ebulição e o efeito do abaixamento da pressão externa no mesmo, com aplicação direta na utilização do evaporador rotativo na concentração de soluções orgânicas.
2. INTRODUÇÃO
Normalmente as reações orgânicas são interrompidas com a adição de água ou de soluções aquosas ao meio reacional. Portanto, na extração do produto final com um solvente inevitavelmente algumas gotículas de água serão arrastadas para fase orgânica, pois as substâncias orgânicas e os solventes não são completamente insolúveis em água, e vice-versa. Sendo assim após remover o solvente, a substância desejada ficará contaminada com a água.
Um possível método para a retirada dessa pequena quantidade de água seria efetuar uma destilação, onde a água e um solvente apropriado formariam um azeótropo, que destilaria a uma temperatura constante até a retirada completa de água.
Normalmente são utilizados como agentes secantes em sua forma anidra os seguintes sais: sulfato de sódio, cloreto de cálcio, sulfato de magnésio e carbonato de potássio, entre outros.
Quando é utilizado um agente secante o que ocorre na realidade não é uma reação química com a água, e sim a incorporação das moléculas de água no retículo cristalino levando a formação dos respectivos hidratos.
Após secar a solução, o solvente deve ser removido, possibilitando assim o isolamento do produto da síntese. Uma das maneiras de remover o solvente poderia ser através de uma destilação, entretanto este seria um processo muito demorado,