escola democracia - disciplina em sala de aula
Em suas andanças chega a encontrar o temido Adolf Hitler
Por causa da Segunda Guerra Mundial o autor, faz uma crítica aos governantes que mataram milhares de pessoas e destruíram cidades inteiras na Europa.
A fabula é criticada com a maior independência.
Emília é a protagonista desta fabula, onde é relatada uma travessura sua: a redução temporária no tamanho das criaturas humanas. Emilia chega ao ponto de querer linchar uma delas, cuja lição de moral, pareceu-lhe muito cruel. Emília resolve acabar com a Segunda Guerra Mundial, para isso a boneca vai à casa de chaves. Como eram muitas, Emília puxa a chave errada, e todos os seres encolhem.
Tudo teve início porque Dona Benta andava arrasada com os horrores da guerra e a sua tristeza entristecia o Sítio do Picapau, outrora tão alegre e feliz. E foi justamente por causa dessa tristeza que Emília planejou e realizou a mais tremenda aventura. Querendo acabar com a guerra, por um triz a boneca não acabou com a humanidade inteira.
Emília pegou um espinho e usou como arma. Ela matou uma aranha e teve sua primeira vitória. Depois, quando tava chovendo, ela entrou num buraco e tinha uma aranha de olhos vermelhos. Emília dormiu e sonhou que dona Benta tava montando numa taturana e disse 'Um ladrão roubou meu tamanho'.
.