Projeto de intervenção em relação à indisciplina
Resposta:
O autor apresenta problemas encontrados nas instituições educacionais e apresenta possíveis “soluções” para amenizar o problema, o que pode ser considerada uma proposta de intervenção.
Uma das situações apresentadas seria a “resistência” do aluno em relação ao professor e ao conteúdo que está sendo proposto por ele, portanto, percebe-se que há uma impossibilidade de conceber a disciplina como uma reação espontânea ou um dever natural do aluno. Sendo assim, a proposta seria de refundar continuamente os pilares da autoridade docente no convívio escolar cotidiano.
O autor também coloca em sua proposta, que deve haver regras de vida em grupos partilhados, ou seja, que haja a educação para a cidadania, verdadeiros contratos pedagógicos de vida comum entre os professores e os alunos, pois assim suporiam obrigações para estes alunos, mas também obrigações para os professores.
Faz parte da proposta, orientar as escolas para a defesa intransigente da liberdade, da dignidade, justiça, respeito mútuo, ou seja, escolas explicitamente comprometidas com o modo de vida democrático.
Em sala, o professor deve dispor abertamente de seu projeto de trabalho que se inicia e abrir espaço para as opiniões dos alunos. O professor deve também estabelecer um plano contratual, organizando rotinas de trabalho pedagógico e de convivência escolar (“o que” e “como” será feito)
Há, porém, a necessidade de não serem regras fixas, serem sempre abertas à revisão e implantar paulatinamente as rotinas propostas, havendo assim um consentimento voluntário efetivo dos alunos em relação às regras que lhes foram propostas, sem mais necessitar das demasiadas ordens do professor.
1.1) Essa proposta substitui o regimento escolar? Justifique.
A proposta é dada no intuito de promover a melhoria das relações dos professores e agentes da educação com