pcn pluralidade cultural
Por isso a vida social brasileira é marcada pela diversidade com diferentes características e costumes, diferenças de fala, de valores, de projetos de vida, etc.
A organização social dos grupos e regiões oferecem ás comunidades urbana e rural as diferenças de vivências, ritmos de vida, diferentes formas de solidariedade e concepção de valores.
Esta realidade brasileira é ignorada ou tratada com descaso na própria escola onde a omissão com relação a pluralidade cultural, é clara e silenciada e é onde a diversidade é mais latente.
O forte nacionalismo de décadas passadas numa política autoritária e repressora com grande marginalização do negro e aculturação do índio.
Essas ações sociais repressoras procuravam um Brasil na perspectiva da homogeneidade de uma democracia racial brasileira conduzindo para atitudes de dissimulação do real racismo com repercussão que atingiam diretamente a população discriminada.
Esta ideia de que o Brasil não possui diferenças e a origem de sua população é formada por três raças o índio, o branco e o negro caiu no esquecimento ignorando assim as diferenças culturais e afirmando nos próprios livros didáticos a existência do brasileiro, depreciando as várias contribuições que compõem a identidade nacional.
Existe o mito da democracia racial, pois na verdade, ainda existe em nossa sociedade o desrespeito as discriminação e é frequente na escola manifestações entre alunos, educadores