fundamentos ad2
1- A escola é um órgão transmissor de saber onde suas teorias nos preparam para uma vida fora das salas de aulas, mas nem sempre a teoria se aplica a realidade, os conteúdos aprendidos em sala de aula nos orientam a tomar determinadas decisões e seguir caminhos certos e o que se aprende em sala de aula nem sempre e exercido fora dela, pois o mundo e difícil e as circunstâncias nos leva a agir de forma errada, fora das salas existe outras verdades e outros saberes, sofremos muitas influências de muitas pessoas e o errado acaba se tornando certo.
2- A formação do saber-fazer e adquirida através experiência de cidadania e do exercício da democracia que e transmitida de pessoa a pessoa, abordada dentro das escolas ela não concerne à deliberação sobre os fins da educação, mas às condições das quais se parte, que podem contribuir ou trazer obstáculos para a ação educativa. A escola produz saber por meio da reflexão e deliberação um saber prático o saber-fazer da escola, segundo JEAN JACQUES ROUSSEAU ´. A inteligência humana tem seus limites. Não somente um homem não pode saber tudo, como nem pode saber completamente o pouco que sabem os outros homens. Já que a contraditória de uma proposição falsa é uma verdadeira, o número das verdades é inesgotável, assim como o dos erros. Há, portanto, uma escolha das coisas que devemos ensinar, assim como do tempo próprio para ensiná-las. Dos conhecimentos que estão ao nosso alcance, uns são falsos, outros são inúteis e outros servem para alimentar o orgulho de quem os tem. Os poucos que realmente contribuem para nosso bem-estar são os únicos dignos das pesquisas de um homem sábio e, portanto, de uma criança que queiramos tornar sábia. Não se trata de saber o que existe, mas apenas o que é útil`.
3- Que a filosofia é de grande importância na vida do ser-humano isso é sem dúvida, o amor ao saber é o inicio de todas as coisas, muito antes de Cristo os atenienses descobriram esse conhecimento ao indagar