AD2 fundamentos Geo
CEDERJ - POLO CAMPO GRANDE
LICENCIATURA TURISMO
RENAN LUIZ DE OLIVEIRA
15116100005
AVALIAÇÃO À DISTÂNCIA
FUNDAMENTOS GEOGRÁFICOS DO TURISMO
RIO DE JANEIRO
2015
1. A cartografia é a ciência que permite a confecção de mapas, esses mesmo praticamente definem o que é a atividade turística. Como se poderia cegar à um lugar completamente novo sem se ter um prévio conhecimento sobre ele? Ou mais claramente, Como se movimentar? Sem se ter ideia de qual direção ele está a partir de onde nos localizamos. A cartografia nos permite possuir folhetos de divulgação, placas informativas, mapas sobre a região visitada com símbolos que facilitam a leitura do espaço, como se chegar de melhor forma e em menos tempo, e atualmente já possuímos mapas específicos, como o mapa produzido pela RioTur e elaborado pela ACCARJ, que possui a localização de todos os albergues e cama e cafés pertencentes a associação. A cartografia também pode constituir um instrumental extremamente útil nas etapas de diagnóstico, de implementação e de avaliação de uma atividade turística.
2. O Turismo é uma das atividades capazes de auxiliar na obtenção de resultados relevantes para a preservação da memória e identidade de um local, ao apresentar para turistas e/ou visitantes a essência e os significados do patrimônio local. Esse determinado patrimônio pode possuir um potencial turístico enorme, e fazer com que essa localidade seja muito conhecida em função de sua existência, porém este recurso deve ser explorado de forma consciente para que de fato ocorra a preservação do patrimônio.
3. A globalização tem sido um fator muito importante para o turismo. A internet, os aplicativos de celulares, e os sistemas de distribuições tais como o “Galileu” para as operadoras de turismo e o “Opera” para a hotelaria e a mala direta são recursos que potencializaram incrivelmente o mercado turístico. A modernidade é fundamental para o Turismo, que tem o números de