O Voleibol na Escola slide
Estudos de Propostas
Metodológicas.
Por: André Luís Ruggiero Barroso
INTRODUÇÃO :
Os autores sinalizam para um esporte direcionado para a competição, o esporte com objetivos recreacionais, o esporte desenvolvido no interior da escola. A elaboração desta pesquisa justifica-se pelo fato de procurarmos avançar em propostas metodológicas que trabalhem a modalidade esportiva voleibol na escola, com a preocupação da participação e aprendizagem de todos, independente de diferenças de níveis de habilidades motoras, altura, peso, sexo, etc. Para esse estudo, conforme Marconi e Lakatos (2003), faremos uso da técnica da pesquisa bibliográfica, utilizando as fontes bibliográficas do tipo de publicações, encontradas em livros, artigos, publicações avulsas, etc. Procuraremos, a partir da análise de trabalhos que ofereçam um tratamento pedagógico para esta modalidade esportiva dentro do ambiente formal de ensino, apontar para algumas possibilidades educacionais.
Objetivo Geral:
Temos o intuito de direcionar este trabalho para aplicação em ambientes de cunho formal (escolas), procurando focar especificamente a modalidade desportiva
Voleibol, identificando algumas propostas metodológicas para sua aplicação no ensino fundamental.
Objetivo Específico:
Esta pesquisa tem por objetivo apresentar sugestões para o profissional de Educação Física escolar desenvolver o voleibol em suas aulas, na perspectiva predominantemente procedimental dos conteúdos. PÚBLICO ALVO:
Profissionais de Educação Física Escolar
METODOLOGIA:
O Autor André Luís Ruggiero Barroso usa do argumento de vários outros autores para comprovar a sua tese que o voleibol deve ser um esporte que pode ser aplicado na escola oferecendo sugestões para os profissionais de educação física para a sua implementação.
DESENVOLVIMENTO:
Problemas de sua aplicação (Paes):
Prática Esportivizada;
Prática repetitiva de gestos técnicos em diferentes níveis de ensino;
Fragmentação de