AD2 Fundamentos 2
INTRODUÇÃO:
A educação formal é uma metodologia de ensino em que são seguidos padrões de avaliação e estrutura de ensino rígido. A tarefa de ensinar consiste em preparar o aluno para o trabalho eficiente e exige que se tenham métodos de ensinar que consistem em atender a vários alunos com processos padronizados, construídos por meio da observação do desempenho escolar de resultados médios obtidos em uma determinada turma.
DESENVOLVIMENTO:
A teoria “Sócio-Histórica” apresentada por Vygotsky se baseia na ideologia de que o ser humano busca o conhecimento para construir sua existência e postula que desenvolvimento e aprendizagem são processos que se influenciam reciprocamente, de modo que, quanto mais aprendizagem, mais desenvolvimento. Vygotsky desenvolveu um trabalho sobre a formação de conceitos espontâneos ou do cotidiano, chamados de senso comum e que são aqueles que não passam pelo crivo da ciência. Sendo que os conceitos científicos que são formais, organizados, sistematizados e testados pelos meios científicos é que são transmitidos pela escola e aos poucos vão sendo incorporados ao senso comum.
Segundo Vygotsky existem zonas do desenvolvimento cognitivo, que são:
Zona de desenvolvimento real: o nível de desenvolvimento das funções mentais em que o resultado de certos ciclos de desenvolvimento já está completado em que a criança já faz sozinha determinadas tarefas;
Zona de desenvolvimento proximal: define aquelas funções que ainda não amadureceram, mas que estão em processo de maturação, necessita da mediação dos professores;
Zona de desenvolvimento potencial: espaço que tem o potencial de ser desenvolvido a partir da mediação do professor, que tem a intenção pedagógica.
Em que o ensino tradicional trabalha principalmente com a zona do desenvolvimento cognitivo potencial, em