Escola De Palo Alto
O presente trabalho visa fazer uma abordagem geral sobe a Escola de Palo Alto, seu objecto de estudo e principios da mesma.
No ambito do nosso curso faremos uma abordagem clara, objectiva e precisa, tendo em conta os metodos e criterios aprendidos nas varias disciplinas que fazem parte do mesmo.
Escola de Palo Alto
Fundacao
O surgimento da Escola de Palo Alto teve como base principal uma equipa de investigadores do início da década de 50 do século XX, oriunda da Mental Research Institute, em Palo Alto, cidade Californiana, em 1959, em conjunto com investigadores psiquiatricos e psicologos como, Watzlawick, Bowen, Minuchin, Framo, Haley, Satir e Weakland, liderados por Bateson na formulação do projecto Aprendendo para Aprender, de acordo com Desidério apud Hoffman (1993).
Segundoo blog do portfolio/webfolio da doutora Fatima Dos Samtos, “A associação da Escola de Palo Alto, ou Mental Research Institute, é também designada de Invisible College, porque nunca se revestiu de carácter oficial, embora tenha contribuído significativamente para o desenvolvimento da pragmática da comunicação e dos seus efeitos ao nível dos comportamentos”.
Objecto de estudo
A escola interessou-se pela problematica da comunicacao e pelas suas aplicacoes a patologia mental. Segundo este modelo, uma interaccao está ligada à presença simultanea de factores sociais em uma mesma situacao. Wittezaele e Garcia (1998) afirmaram que o interesse pelo discurso sem nexo dos esquizofrénicos1 constituiu um objecto de estudo interessante para a prática das novas ideias que emergiram com o grupo.
Segundo Desidério (1993), a equipe de Palo Alto classificou as comunicações em níveis de significado, de tipos lógicos e de aprendizagem, entendendo que os padrões de transacção da esquizofrenia, por exemplo, são consequências da inabilidade de discriminar entre os tipos lógicos.
Segundo Desidério (1993), para o grupo de Palo Alto, a família do esquizofrénico