Bacharel
TRM111
O Indivíduo na Organização
Belo Horizonte, Setembro de 2013
Organização: Escritório de Prioridades Estratégicas do Governo de Minas Gerais
Valores:
Flexibilidade
Responsabilidade
Resiliência
Espírito de equipe
Ética
Humildade
Proatividade
Flexibilidade
Compromisso com resultados
Responsividade
Valores escolhidos:
A) Compromisso com resultados: Com a experiência trabalhando no Escritório e durante a pesquisa, este valor se mostrou bastante presente, pois as equipes dentro das prioridades estratégicas tem os seus objetivos bem claros e focam nos resultados para alcança-los. Além disso, segundo os entrevistados, a alta gerência sempre enfatiza a necessidade do foco nos resultados.
B) Humildade: Por ser uma das áreas do governo de Minas que mais entrega resultados, além de assumir tarefas de outras secretarias, os entrevistados acreditam que este valor não é tão praticado além de não ter uma percepção fora da organização que reforça esta falta de pratica do valor. Neste ponto, foi interessante perguntar para outros servidores de outras secretarias e a percepção foi confirmada.
Conclusão: Os valores são algo importante para uma organização, mas precisam ser reforçados para serem praticados.
2- Competências e aprendizagem organizacional
a) Para Rabaglio (2001), as competências estão diretamente ligadas as pessoas, sendo seu caráter diferenciador e competitivo. Elas são definidas pelo conjunto de conhecimentos, habilidades, atitudes e comportamentos que permitem um individuo a realizar tarefas.
b) “Estratégicas Organizacionais Sustentáveis” abarca os aspectos econômicos, financeiros, ambientais, culturais e sociais. Caso a organização consiga incorporar e cuidar destes aspectos, conseguirão assegurar o sucesso além de contribuir para a sociedade.
c) Três competências profissionais
a. Mobilizar: Saber mobilizar recursos de pessoas, financeiros, materiais, criando sinergia entre eles.