Escola de Chicago
Olá pessoal, na aula de hoje nós vamos estudar “
Esse sociólogo vai concentrar a sua produção entre os anos de 1910 e 1920, em Chicago, nos Estados Unidos. Ele é um dos principais fundadores daqui que veio a ser chamado depois de Escola de Chicago. Esse autor vai dedicar a sua atenção para o estudo da sociologia e no campo da sociologia ele vai criar elementos, criar uma teoria que vai estudar a sociologia urbana, essa criação se origina em função da maneira como Park via o funcionamento da sociologia, ou seja, eles utilizavam a cidade como a espécie de laboratório para realizar as suas pesquisas e a partir dai essas pesquisas foram lançando as bases para a construção daquilo que se chamou, mais tarde, de sociologia urbana.
Vamos saber um pouco mais sobre Park – Robert Ezra Park (1864 – 1944) foi um sociólogo norte-americano e um dos fundadores da Escola de Chicago. Park influenciou no desenvolvimento da teoria da assimilação que era pertinente aos imigrantes dos Estados Unidos. Durante a estadia de Park na Universidade de Chicago, seu departamento de sociologia começou a usar a cidade como uma espécie de laboratório de pesquisa, ato que muito contribuiu para a sociologia urbana.
Além do que já aviamos colocado, é importante destacar a menção a imigração, ou seja, os Estados Unidos nesse período da sua história recebia uma imigração muito intensa e os trabalhos de Park se desenvolveram no estudo do espaço urbano influenciados, principalmente, por essa grande leva de imigrantes que chegava aos Estados Unidos no início do século XX, principalmente.
UMA PEQUENA SÍNTESE DA OBRA DE ROBERT PARK:
Esse autor tem uma extensa obra. Por ser marcado por um perfil clássico no campo dos estudos sociológicos ele vai se interessar por diferentes temas, no entanto, aquilo que mais nos interessa é o seu trabalho relativo à sociologia urbana.
Nesse campo, o autor vai desenvolver uma série de estudos, e como já