Resultados e discussões Algarismos significativos
Nossa primeira aula de física experimental constituiu-se de uma aula teórica relacionada a algarismos significativos (A.S.), regras de arredondamento e operações com algarismos significativos. Aula de suma importância uma vez que foi definido como utilizarmos os números, principal ferramenta em aula e experimentos. Foram definidas as medidas, que estão relacionadas a alguma unidade e uma vez que uma medida se associa a uma unidade passa a representar uma grandeza. E uma unidade de medida é utilizada para comparações, vindo a servir de padrões para outras medidas. Já as grandezas, vimos que são utilizadas para caracterizar uma particularidade física de algo, como exemplo ao medirmos a temperatura estamos utilizando de uma grandeza.
Foi constatado também que são sete as principais unidades e que essas unidades são levadas em consideração às do Sistema Internacional de Unidades (S.I.). Foi relatado que o A.S é constituído por dois grupos, os algarismos exatos mais um algarismo duvidoso, sendo o duvidoso sempre o último digito de qualquer valor.
Ainda em aula foi mostrado que uma vez estabelecido quantos serão os algarismos significativos até o final dos cálculos estes serão representados, mas para seguir esta regra é necessário saber as regras de arredondamento.
5.2 – Regras de arredondamento.
Trabalhando com algarismos significativos nos deparamos com situações de fugir do número desses algarismos, como exemplo, trabalhando com 4 algarismos significativos o número 36,77, sendo o último 7 o algarismo duvidoso, somado a ele 1,167 obtém-se 37,937 e como estamos trabalhando com 4 algarismos significativos surge a necessidade de arredondar este resultado e para isso contamos com alguma regras citadas em aula, como:
1. Quando os dois algarismos imediatamente seguinte ao último algarismo significativo for maior que 50, o último número é arredondado um valor acima;
2. Quando os dois algarismos