Fisica experimental
Disciplina: Física Experimental
Medição e
Propagação de erros
Gabriela Santos
Sumário
Página
1.Introdução 03
2. Objetivos 04
3. Recursos necessários 04
3.1 Materiais
4. Procedimento 04
5. Resultados e discussão 04
6. Conclusão 06
7. Bibliografia 06
1. Introdução Em toda nossa existência, todo conhecimento físico é oriundo de medidas, sejam as leis, os princípios, os modelos, etc. No entanto para que possamos chegar a uma conclusão é imprescindível saber manusear instrumentos, fazer operações matemáticas, entre outros, e para que essas etapas sejam cumpridas corretamente é necessário saber medir.
Pode-se afirmar que, se toda medida tem erro, então, a pratica laboratorial esta sujeita a esses erros. Assim, se a pessoa parte da observação científica traz consigo o fato de que em toda medida que realizamos temos uma incerteza, pois é praticamente impossível determinarmos o valor verdadeiro em uma só medida. Portanto, ao efetuarmos uma medida, devemos fazê-la com o maior grau de precisão possível e anotá-la de maneira que reflita as limitações do instrumento. Por isso, em todo trabalho experimental, devemos anotar os dados obtidos corretamente usando a notação científica.
Para que possamos expressar corretamente uma medida é necessário que ao anotar a medida, essa sempre venha acompanhada do erro que o instrumento de medição possui sempre sendo fiel ao numero de incertezas e a os algarismos significativos. O erro absoluto dos equipamentos graduados é dado como a metade da menor divisão. Já os instrumentos volumétricos têm seus erros fornecidos pelo fabricante. Um exemplo da medição de uma massa em uma balança com erro absoluto de ± 0,01 pode ser evidenciado abaixo:
Algarismos significativos são aqueles que devemos apresentar ao registrar o