Escola classica da administração
CONCEITOS BÁSICOS
1. CONCEITO DE CONTABILIDADE
Para uns, Contabilidade é uma ciência, para outros, uma arte. A Contabilidade é um instrumento da função administrativa que tem como finalidades controlar o patrimônio das entidades, apurar o resultado das entidades e prestar informações sobre o patrimônio e o resultado das entidades, aos diversos usuários da informação contábil.
O conceito oficial de contabilidade segundo o I Congresso Brasileiro de Contabilistas – RJ – 1924: “Contabiidade é a ciência que estuda e pratica as funções de orientação, controle e registro relativas à administração econômica”.
Segundo o pronunciamento do Ibracon (Instituto Brasileiro de Contadores) a CVM (Comissão de Valores Mobiliários): “Contabilidade é, objetivamente, um sistema de informação e avaliação destinado a prover seus usuários com demonstrações e análises de natureza econômica, financeira, física e de produtividade, com relação à entidade objeto de contabilização”.
Visão Contábil pela CVM
DEMONSTRAÇÕES
CONTÁBEIS
ESCRITURAÇÃO
DADOS
Um conceito mais completo de Contabilidade é o de que Contabilidade é a Ciência Social que Estuda e Controle o Patrimônio das Entidades, visando fornecer informações úteis, aos usuários, sobre a composição e as variações qualitativas e quantitativas que ocorrem com o patrimônio.
Definição: A Contabilidade é uma Ciência enquadrada no ramo das Ciências Sociais, assim como Economia, a Administração, o Direito, a Sociologia e outras. Ela tem por objeto o patrimônio das entidades, e por o objetivo o controle desse patrimônio, com a finalidade de fornecer informações aos seus usuários.
2. CAMPO DE APLICAÇÃO DA CONTABILIDADE
O campo de aplicação da Contabilidade abrange todas as entidades (pessoas físicas ou jurídicas com ou sem fins lucrativos) que possuam patrimônio. As referidas entidades são unidades econômico-administrativas que podem ser chamadas de