Monopólio x oligopólio - economia
Em economia, monopólio é como se denomina uma situação de concorrência imperfeita, em que uma empresa detém o mercado de um determinado produto ou serviço, impondo preços aos que comercializam. Monopólios podem surgir devido a características particulares de mercado, ou devido a regulamentação governamental, o monopólio coercivo, e criam uma particularidade econômica, em que a curva de demanda do bem fica negativamente inclinada, na medida em que a demanda da firma e a demanda do mercado são as mesmas. O oligopólio é uma situação de mercados concentrados, na qual a produção se concentra num pequeno número de firmas. No oligopólio também existem barreiras à entrada de potenciais concorrentes, mas as ações entre as empresas não são necessariamente coordenadas. Quando há algum tipo de acerto referente ao preço que será praticado, o oligopólio caracteriza-se como um cartel; quando há uma união das empresas com o objetivo de dividir o mercado, ele caracteriza-se com um truste. A Concorrência Monopolística é uma forma de concorrência imperfeita e corresponde a uma situação em que existem numerosas empresas no mercado, mas que oferecem produtos ou serviços não totalmente homogêneos e, por isso, não totalmente substituíveis. Numa situação deste tipo, cada uma das empresas possui algum poder de mercado para influenciar o preço dos seus próprios produtos ou serviços.
2. Monopólio
Um monopólio não tem concorrentes, portanto pode influir sobre o preço de mercado de seus produtos. Enquanto a empresa competitiva é tomador de preços, um monopólio é um formador de preços.
Uma empresa competitiva toma o preço de seus produtos como dado e depois escolhe a quantidade oferecida de modo que o preço iguale o custo marginal. Já o preço cobrado pelo monopólio excede o custo marginal. Os monopólios não podem atingir qualquer nível de lucro porque preços altos reduzem a quantidade adquirida pelos