Jacinto xavier
Guia preparado pelo Prof. Carlos Cabrita, Profa Maria José Resende, e Prof. Gil Marques. 1. REGRAS DE SEGURANÇA NO LABORATÓRIO
O presente conjunto de regras tem como primeiro objectivo garantir a sua segurança e, em segundo, a integridade do equipamento que é de todos. Ao longo de todo o seu trabalho, tenha sempre presente que ELECTRICIDADE PODE MATAR!
ANTES DE LIGAR A ALIMENTAÇÃO:
1. Nunca trabalhe sozinho no laboratório.
2. Antes de iniciar a montagem do equipamento necessário, verifique que a alimentação da bancada se encontra desligada. Note que existem na bancada um disjuntor de corrente contínua e outro de corrente alternada.
3. Inspeccione visualmente o material que vai usar; cabos de ligação com o isolamento danificado ou bornes defeituosos, não devem ser usados.
4. Se desconhece a gama de variação das grandezas em jogo (tensões, correntes, potências) seleccione a escala de leitura mais ampla dos aparelhos de medida.
5. Se os seus cabelos são longos, prenda-os num "rabo de cavalo", principalmente se está a trabalhar com máquinas em movimento.
6. Mantenha a bancada livre de objectos desnecessários ao seu trabalho tais como cabos de ligação e equipamento que não foi usado, peças de vestuário, mochilas, etc.
7. Verifique as ligações e certifique-se de que não existem cabos com um terminal desligado.
8. Se estiver a usar um auto-transformador directamente ligado à rede, verifique se este se encontra com o cursor na posição zero.
DEPOIS DE LIGAR A ALIMENTAÇÃO:
1. Verifique as escalas de leitura e ajuste-as, se necessário. Repita este procedimento sempre que alterar as condições do ensaio (variação de carga, tensão de alimentação corrente).
2. Nunca altere as ligações do circuito com a alimentação ligada.
3. Restrinja os