Escoamento de Fluidos
PETROQUÍMICA - MANHÃ
Experimento de Reynolds (1883)
Em um experimento clássico, Osborne Reynolds observou o comportamento macroscópico do fluxo de água através de um tubo, por meio da injeção de um filamento de tinta na sua entrada. Repetindo-se esse experimento para vários líquidos e diâmetros diferentes de tubo, verifica-se que o escoamento tem caráter laminar quando o número de
Reynolds abaixo de 2100, turbulento acima de 4000 e transiente, quando maior que 2100 e menor 4000.
Fluidos
Fluidos são substâncias que se deformam sem desintegração de sua massa (escoam) e se adaptam à forma do recipiente que os contém. Um subconjunto das fases da matéria, os fluidos incluem os líquidos, os gases e os plasmas.
Líquidos: são praticamente incompressíveis, só sofrem variações significativas a altas pressões;
Gases: são compressíveis. Efeitos significativos de pressão são observados. Fluido Newtoniano
Um fluido newtoniano é um fluido em que cada componente da tensão cisalhante é proporcional ao gradiente de velocidade na direção normal a essa componente. A constante de proporcionalidade é a viscosidade. Nos fluidos newtonianos a tensão é diretamente proporcional à taxa de deformação. Como exemplo, pode-se citar a água e o ar.
O fluido não-newtoniano é um fluido cuja viscosidade varia proporcionalmente à energia cinética que se imprime a esse mesmo fluido, respondendo de forma quase instantânea.
Regime de escoamento
Regime de escoamento diz respeito, em mecânica dos fluidos, como os fluidos se comportam em relação a diversas variáveis.
A mecânica dos fluidos lida com o comportamento dos fluidos em repouso ou em movimento. O escoamento dos fluidos é complexo e nem sempre sujeito à análise matemática exata.
Um fluxo de fluido pode se comportar quanto à direção da trajetória das partículas que o compõe em relação a dependência do estado de organização do escoamento.
Escoamento de