Escoamento de Fluidos - Física II
INSTITUTO DE FÍSICA– DEPARTAMENTO DE FÍSICA GERAL
FIS122 - Física Geral e Experimental II
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
INSTITUTO DE FÍSICA– DEPARTAMENTO DE FÍSICA GERAL
FIS122 - Física Geral e Experimental II
ESCOAMENTO DE FLUIDOS
Salvador– Bahia
2014
1. INTRODUÇÃO
Fluidos são corpos que não resistem em equilíbrio, à tensões superficiais. Eles podem ser líquidos ou gases.
Um fluido, em contraste com um sólido é uma substância que pode escoar. Os fluidos se amoldam aos contornos de qualquer recipiente onde os colocarmos, fazem isso por não suportar uma força tangente a sua superfície (Halliday,2006,V.2, 7ªed, p.60).
No experimento realizado, houve o estudo dos fluidos em movimento.
Os fluidos podem se mover de forma laminar ou turbulenta, onde a laminar é até mais fácil de ser analisada por sua simplicidade é, portanto, o movimento laminar o analisado neste experimento. A turbulenta já envolve alguns fatores de dificultam um pouco mais o seu estudo. Em nosso experimento observamos e analisamos o escoamento dos fluidos, neste caso a água, sob ação da força gravitacional, onde, verificamos tempo e velocidade de escoamento a partir de determinadas alturas em que o fluido se encontrava e passando por orifícios de raios diferentes, além de mangueiras com comprimentos diferentes.
Aplicamos a equação de Bernoulli para o estudo do movimento dos fluidos no caso laminar se a energia dissipada durante o escoamento puder ser desprezada, onde haverá conservação da energia e a equação auxiliará no calculo de velocidade e pressão em vários pontos de um escoamento.
O objetivo do experimento é analisar o escoamento da água, sob ação da força gravitacional, observando o comportamento do fluido com relação a altura e velocidade de escoamento.
2. MATERIAIS E MÉTODOS
2.1 Materiais:
Foram usados os seguintes materiais para todo o procedimento experimental: 1. Garrafa plástica
2. Tampas perfuradas
3.