mopa
Os ensaios podem ser realizados por quatro métodos, que são: Speedy, Álcool, Infravermelho e Estufa.
A amostra 500 gramas de solo, foi recolhida no IFCE Campos Juazeiro do Norte ao lado do laboratório de hidráulica.
Método Speedy A determinação de do teor de umidade de solos e agregados miúdos com utilização do aparelho "Speedy" tem base na reação química da água existente em uma amostra com carbureto de cálcio em ambiente confinado.
O gás etileno ao explodir-se gera pressão proporcional á quantidade de água existente na amostra. A leitura dessa pressão é o manômetro permite a avalição da quantidade de água em uma amostra, e em consequência, do seu teor de umidade.
Foi coletado 6 gramas da amostra do solo, colocando a amostra no manômetro com duas esferas metálicas, mais uma ampola de carbureto de cálcio. No fim, o aparelho deu 2,2% de umidade, tirando a diferença de umidade considerável do aparelho, então resultamos o teor de umidade que foi de 1%.
Método do Álcool
Este método tem por objetivo obter o valor do teor de umidade do solo através da queima do álcool, para a evaporação da água contida na amostra. Os materiais utilizados são: álcool etílico a 99%, cápsula de metal, espátula de vidro, balança.
Coletamos 50 gramas de solo, logo após adicionamos álcool á amostra revolvendo-a com a espátula continuamente para evitar grumos de solo, até que toda a água se evapore. Foi repetido esse procedimento 3 vezes. O peso da capsula foi de 19,461 gramas, somamos então o peso da capsula com a da amostra 19,461g +50g =