Física Experimental II - Escoamento de Fluidos
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS
ENGENHARIA CIVIL
ESCOAMENTO DE LÍQUIDOS
DANILO SANTANA RODRIGUES (201310254)
NADYNE BARBOSA RIBEIRO (201310259)
RAUL SILVA DE JESUS (201311038)
ILHÉUS - BA
2013
DANILO SANTANA RODRIGUES (201310254)
NADYNE BARBOSA RIBEIRO (201310259)
RAUL SILVA DE JESUS (201311038)
ESCOAMENTO DE LÍQUIDOS
ILHÉUS – BAHIA
2013
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
Escoamento de fluidos é um fenômeno muito presente no cotidiano dos seres vivos. A água que chega às torneiras das residências, o óleo dos sistemas de lubrificação de motores, o ar da respiração e até mesmo o sangue que passa pelas veias e artérias do corpo humano são exemplos de fluidos em movimento.
Tendo isso em vista, nota-se que o conceito de fluidos compreende tanto líquidos quanto gases. Os líquidos escoam sobre ação da gravidade de modo a preencherem as regiões mais baixas possíveis dos recipientes onde estão contidos. Já os gases, se expandem de modo a ocuparem todo o recipiente que os contém.
Analisando os gases, percebe-se que estes não possuem restrição de movimento, podendo se deslocar por toda a região do espaço que ocupam. Porém, se tratando de líquidos, nota-se que o movimento destes está restrito à região abaixo da sua superfície, uma vez que a maioria das suas moléculas não possui energia suficiente para romper a barreira imposta por ela. Sendo assim, os líquidos ficam restritos aos limites impostos pelas fronteiras dos recipientes que os contém, e pela superfície.
Um fluido pode ser classificado de acordo com suas propriedades elásticas em fluido incompressível (aquele que mantém constante a densidade e a massa à medida que se movimenta) e fluido compressível (aquele que varia sua massa e densidade conforme altera a posição que o mesmo ocupa em