EQUAÇÃO DA CONTINUIDADE
Engenharia de Alimentos
Equação da continuidade
Feira de Santana - BA
Julho/2012
Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS
Engenharia de Alimentos
Docente: Ernando Silva Ferreira
Equação da continuidade
Relatório 08 sobre Equação da continuidade, solicitado pelo Professor Ernando. Como requisito avaliativo da Disciplina Física II.
Feira de Santana - BA
Julho/2012
Resumo
O estudo do comportamento dos fluidos é muito extenso e complexo. Todavia, quando estamos falando em fluidos ideais (densidade constante mesmo com alterações na pressão e na temperatura) e com o auxílio de aula prática, se torna possível uma melhor assimilação do conteúdo abordado.
O experimento teve inicio com as medições do diâmetro da haste e o comprimento da circunferência da lata presente no aparelho. Com esses valores anotados, iniciou-se o procedimento solicitado que consistia em mesurar o tempo que leva para a água escoar por um orifício num certo intervalo (H). Sendo utilizados 10(dez) intervalos diferentes (todos com 1 cm).
Introdução Teórica
A matéria não pode ser criada nem destruída - (simplesmente mudou para uma forma diferente da matéria). Este princípio é conhecido como a conservação de massa e podemos usá-lo na análise de fluidos que fluem. Fluidos, por definição pode fluir, mas são essencialmente incompressíveis.
O volume total de um fluido incompreensível (mantém constante a densidade apesar das variações na pressão e na temperatura) que entra em um tubo será igual aquele que está saindo do tubo.
A partir deste princípio percebe-se que quanto maior é uma área de secção mais lentamente um volume pré-definido de fluído o atravessa num determinado período de tempo. Inversamente, quanto menor for esta área, mais rapidamente a mesma massa de fluído o atravessará no mesmo intervalo. Isto pode ser analisado a partir da