EQUAÇÃO DE BERNOULLI E EQUAÇÃO DA CONTINUIDADE
PRÓ-REITORIA DE ENSINO
CAMPUS DE FREDERICO WESTPHALEN-RS
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIAS E CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO
CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA
FÍSICA B
EQUAÇÃO DE BERNOULLI E EQUAÇÃO DA CONTINUIDADE
FERNANDO GRASSI
Frederico Westphalen, Setembro de 2013
FERNANDO GRASSI
EQUAÇÃO DE BERNOULLI E EQUAÇÃO DA CONTINUIDADE
Pesquisa realizada na disciplina de Física B apresentada ao curso de Engenharia Elétrica da URI – Campus de Frederico Westphalen.
Professora: Ana Paula do Prado
Frederico Westphalen, Setembro, 2013
SUMÁRIO
1.1 INTRODUÇÃO
Neste trabalho iremos desenvolver um estudo referente ao tema Fluidos em Movimento, voltado mais especificamente para a Equação de Bernoulli e para a Equação da Continuidade.
Serão apresentados conceitos, como por exemplo, o de Fluxo (um campo vetorial através de uma superfície, isto é, a “quantidade” de algo que, efetivamente, atravessa aquela superfície), que é extremamente importante saber, antes de compreender o estudo da Equação da Continuidade e Equação de Bernoulli.
Já o princípio de Bernoulli afirma que para um fluxo sem viscosidade, um aumento na velocidade do fluido ocorre simultaneamente com uma diminuição na pressão ou uma diminuição na energia potencial do fluido. O presente trabalho ainda aborda fórmulas, explicações referentes ao tema em estudo, bem como suas aplicações dentro do estudo de Fluidos em Movimento.
2.1 EQUAÇÃO DE BERNOULLI
Daniel Bernoulli (1700-1782), foi um matemático holandês que mediante considerações de energia aplicada ao escoamento de fluidos, conseguiu estabelecer a equação fundamental da Hidrodinâmica, onde havia uma relação entre a pressão, a velocidade e a altura em pontos de uma linha de corrente.
P1 + pgy + 1/2pv2 = constante = pressão ao longo da linha de corrente. =