insetos como bioindicadores
INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGICAS
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL
INSETOS COMO BIOINDICADORES
INSECTS AS BIOINDICATORS
Novo Hamburgo
2013
INSETOS COMO BIOINDICADORES
INSECTS AS BIOINDICATORS
O trabalho apresentado por alunos do curso superior de tecnologia em gestão ambiental da Universidade Feevale, tem como propósito apresentar conhecimento sobre insetos e porque podem ser considerados bioindicadores no meio ambiente.
The paper presented by students of superior technology in environmental management from the University Feevale has purposefully present knowledge about insects and they can be considered biomarkers in the environment.
Orientadora do trabalho: Prof. Dr.ªLiane Bianchin
Novo Hamburgo
2013
Sumário:
Resumo:
Abstract:
Introdução:
Considerações Teóricas:
Insetos:
Uma região bem conservada tem como característica a presença de uma diversidade demasiada de insetos, exemplos: besouros, formigas e borboletas. Pequenas alterações no meio ambiente podem comprometer drasticamente a vida desses animais.
A presença de insetos num determinado ambiente aquático indica que o mesmo não apresenta contaminação, ou apresenta um baixo nível de contaminação. A quantidade de uma determinada espécie em um determinado local é influenciada por diversos fatores, nos quais podemos citar: temperatura, umidade relativa do ar e do solo, alimentação, vegetação, estações anuais e ciclo de vida. Existem insetos que vivem enquanto larvas na água e quando adultos voltam para depositar seus ovos em margens de rios e lagos como mostra na figura 1.
Figura 1: Libélula depositando ovos.
http://bucolico-anonimo.blogspot.com.br/2013/08/jardim-botanico-do-porto.html
Bioindicadores:
Naturalmente ao longo da história evolutiva da terra, mudanças ambientais são comuns, no entanto, historicamente o homem tem causado alterações