A importância dos Insetos para o Meio Ambiente
O desenvolvimento e a urbanização trazem muitos benefícios ao homem. Mas existe a conseqüência, o desequilibro ecológico. Tal fato pode ser notado na cidade ao observar os insetos, através de armadilhas ou observação visual. O uso de armadilhas é a maneira mais fácil e menos onerosa para levantamento da maioria das pragas, de acordo com o Comunicado Técnico Embrapa Meio Ambiente Nº7 - jul/2007. Visto que podem ser utilizados materiais alternativos, como garrafas pet, para sua fabricação e são fáceis de manusear. As armadilhas tem seu uso difundido tanto para estudos populacionais de insetos, quanto para aprisionamento e morte dos mesmos. O primeiro tem importância fundamental para os órgão de vigilância sanitária, enquanto o segundo tem importância para o controle da população dos mesmos.
2.Objetivo
Esse trabalho tem como objetivo mostrar os insetos capturados por armadilhas caseiras em diferentes cidades, afim de contatar os aspectos sanitários e vetores de doenças da região analisada.
3. Os insetos
3.1.Características dos Insetos
Os insetos são o grupo de animais mais diversificado existente na Terra, possuem mais de 800 mil espécies descritas - mais do que todos os outros grupos de animais juntos. Os insetos podem ser encontrados em quase todos os ecossistemas do planeta, mas só um pequeno número de espécies se adaptaram à vida nos oceanos. Existem aproximadamente 5 mil espécies de Odonata (libelinhas), 20 mil de Orthoptera (gafanhotos), 170 mil de Lepidoptera (borboletas), 120 mil de Diptera (moscas e mosquitos), 82 mil de Hemiptera (percevejos e afídeos), 350 mil de Coleoptera (besouros) e 110 mil de Hymenoptera (abelhas, vespas e formigas).
Os insetos distinguem-se dos outros artrópodes mandibulados por apresentarem o corpo dividido em três partes distintas: cabeça, com apenas um par de antenas, tórax, com duas asas no máximo e abdome com no máximo onze segmentos e as partes terminais