Os Insetos
Trabalho de Zoologia Geral:
Insetos que beneficiam e que prejudicam a agricultura
Uberlândia, 06/2012
Insetos Benéficos e Prejudiciais à Agricultura
MELO, L. E.
Resumo
Nas culturas existe uma grande diversidade de insetos que, de acordo com o modo como interferem na produção, podem ser divididos em três classes:
-Indiferentes: aqueles cuja ação não interfere muito com a produção
-Prejudiciais: aqueles que causam prejuízos mais ou menos graves na agricultura
-Úteis: aqueles cuja ação vai beneficiar a produção agrícola
Sem mencionarmos os Indiferentes, pois a sua ação não tem importância alguma para a agricultura, vamos debruçar-nos sobre as outras duas classes.
Os Insetos Prejudiciais atacam as plantas, chegando a destruir as culturas, e são denominados de pragas. São nossos conhecidos obichato da fruta, o escaravelho da batata, a broca do milho, as cochonilhas, a traça da uva, os piolhos e os afídeos.
Os Insetos Úteis dão-nos uma grande ajuda para melhores e maiores produções. Distinguimos em primeiro lugar a abelha doméstica (Aphis melifera), não apenas pela produção da cera e do mel, mas e sobretudo, pela sua grande utilidade na polinização. Podemos mesmo afirmar que, sem ela, os pomares não atingiriam metade da sua produção. Se faltassem os insetos polinizadores, muitas espécies vegetais deixariam de existir em curto prazo. Como seria possível a produção de semente de luzerna sem os megachiles?
Entre os Insetos Úteis, surgem os Auxiliares, porque ajudam o homem no combate a pragas, sendo os de maior importância os Parasitoides e os Predadores.
Os Parasitoides pertencem, sobretudo, à ordem dos Himenópteros e têm dimensões muito reduzidas, inferiores a 1 mm. A fêmea põe os ovos à superfície do corpo da vítima, e o desenvolvimento é feito à custa de um só hospedeiro, que depois é totalmente consumido. No mesmo hospedeiro podem desenvolver-se várias larvas.
Os Predadores têm dimensões maiores, por vezes