feyrabend
1) Contexto histórico durante a publicação do livro
O seu livro “Contra o Método”, em inglês “Against Method” foi finalmente publicado em 1975.
Neste ano, em linhas gerais, ocorreram os seguintes eventos.
Guerra do Vietnã chega ao fim, com a vitória do regime comunista do norte.
Independência de vários países como Moçambique, Cabo Verde, Angola, Suriname, Timor - Leste... Porem acredita-se que nenhum destes acontecimentos tenha refletido diretamente nas idéias “anarquistas” de ciência de Feyerabend.
2) Contextualização com outras obras de Feyerabend
“A ciência em uma sociedade livre” (Science in a Free Society) – 1978.
Idéia central: Afirma que a fundamentação prescritiva do método cientifico limita as atividades dos cientistas e dessa maneira restringe o progresso cientifico.
“Adeus à Razão” (Farewell to Reason) – 1978.
Idéia central: Ao contrario do que sugere o titulo não faz apologia ao irracionalismo mas às diversas idéias impositivas de razão que buscavam legitimar padrões a serem obedecidos em todas as áreas do conhecimento.
3) Exploração do livro “Contra o Método”
Faremos uma breve recapitulação no conceito da ciência para Descartes e Kuhn para compreender melhor a ciência de Feyerabend. Enquanto que para Descartes o racionalismo explicava o mundo, para Kuhn e Feyerabend o conceito de ciência se Daca sob observação e experiência e ambos concordavam que as teorias pautadas na percepção admitissem discrepâncias e poderiam ser reconsideradas.
A diferença entre a ciência de Kuhn e Feyerabend é que para Kuhn todas as teorias cientificas (inclusive as de Descartes) constituem uma forte base de fundamentos para praticas subseqüentes, isto é, Kuhn não questionava o que já havia sido “fundamentado” cientificamente, pois esses conhecimentos, até então julgados absolutos, poderiam representar o ponto de partida para novos estudos, que mais tarde propiciaria o desenvolvimento cientifico. Já para feyerabend, a ciência devia