materiais piezoeletricos
A energia tem sido através da história base de desenvolvimento das civilizações, devido ao aumento diário das necessidades energéticas para a produção de alimentos, bens de consumo, bens de serviço e produção, lazer e para promover os desenvolvimentos econômicos, sociais e culturais. Contudo, o setor de produção de energia não vem acompanhando este crescimento, sugerindo-se a criação de novas fontes de energia que deveriam atender o consumo da sociedade em geral, além de possuir uma preocupação com a questão ambiental. Assim, surgem as fontes de energia alternativas, que não deriva apenas como uma solução eficiente, mas também como sinônimo de uma energia limpa, pura, não poluente, a principio inesgotável e que pode ser encontrada e utilizada em qualquer lugar, pela grande variedade destes tipos de energia.
Com o surgimento das fontes de energias limpas, o mercado iniciou uma tendência de criar produtos que utilizassem elas, usando um novo conceito de tecnologia que alguns chamam de “tecnologia verde”. O nosso projeto aborda um tipo de aparelho, comum na área da medicina, o qual utiliza esta recente tecnologia, que é o aparelho de ultrassom com piezoleletricidade. Escolhemos o aparelho de ultrassom com materiais piezoelétricos porque ele trabalha com uma fonte de energia limpa e autosustentavél.
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
O efeito piezoelétrico, fundamental para o desenvolvimento da ultrassonografia na medicina, foi descoberto por Pierre e Jacques Curie em 1880, e consiste na variação das dimensões físicas de certos materiais sujeitos a campos elétricos. O contrário (o efeito pieozoelético reverso) também ocorre, ou seja, aplicações de pressões que causam variações nas dimensões de materiais piezoelétricos, provocam o aparecimento de campos elétricos.
As ondas ultrassônicas são geradas por transdutores ultrassônicos, também chamados simplesmente de transdutores. De um modo geral, um transdutor é um dispositivo que converte um tipo de