Materiais Piezoelétricos
1 INTRODUÇÃO 3
2 O Efeito piezoelétrico: sua história e seu funcionamento. 4
3 As aplicações dos materiais piezoelétricos 7
4 CONCLUSÃO 9 REFERÊNCIAS 10
1 INTRODUÇÃO
Com o passar dos anos a tecnologia vem procurando novos materiais que cada vez mais não degradem o meio ambiente ou possuam energia sustentável. Dessa forma materiais com essas características vem cada vez mais sendo estudados e desenvolvidos, e assim, foram encontrados os materiais que possuem propriedades piezoelétricas.
A piezoeletricidade é a capacidade de determinados materiais gerarem tensão elétrica a partir de uma pressão mecânica ou ao contrário, onde a partir de uma tensão elétrica é possível gerar uma derformidade mecânica. As aplicações dos materiais com esta propriedade são das mais diversas e pode-se obter resultados diferentes dependendo do modo em que se utiliza o material, como por exemplo, caso o material transforme a pressão mecânica em tensão elétrica, é possível criar medidores de pressão ou microfones. Já caso o material transforme a tensão elétrica em deformidade mecânica, é possível obter nebulizadores ou aparelhos de ultrassom. Desta forma, torna-se muito importante o estudo destes materiais que possuam esta propriedade nas mais variadas aplicações. Este trabalho procura entender e explicar a importância dos materiais piezoelétricos e suas aplicações e utilidade no nosso dia a dia, o trabalho também procura mostrar a fundamentação teórica desse fenômeno.
2 O Efeito piezoelétrico: sua história e seu funcionamento.
A palavra piezo vem do grego “piezein” que significa pressão. A Piezoeletricidade ou “eletricidade de pressão” foi descoberta em 1880 pelos físicos franceses e irmãos Pierre e Jacques Curie, onde descobriram que era possível gerar uma tensão elétrica comprimindo-se cristais de quartzo ou de cana