Imre Lakatos
Professor: Rodrigo Ornelas
Disciplina: Filosofia
Instituição: UNIFACS
Data de entrega: 10/04/2014
Resumo:
Imre Lakatos
FEIRA DE SANTANA - BA
Imre Lakatos
Um dos principais nomes da filosofia da ciência no século XX. Ele nasceu em uma família judia em 1922, na cidade de Decebren, na Hungria. Seu verdadeiro nome era Imre Lipschitz. Ele se formou em matemática, filosofia e física na Universidade de Decebren, em 1944. Para evitar ser perseguido por nazistas, mudou seu nome para Imre Molnár. Assim, ele conseguiu sobreviver enquanto outros milhares de judeus húngaros eram levados para campos de concentração, incluindo sua mãe e avó, que morreram em Auschwitz. Nos anos seguintes, se tornou um comunista ativo durante a Segunda Guerra mundial.
Novamente alterou seu sobrenome, agora para Lakatos, em honra de Géza Lakatos, após a Guerra terminar, pelo motivo de perceber que teria problemas se usasse suas roupas que tinham as iniciais “I.L.”, que significa “serralheiro”. Em 1948 continuou seus estudos de doutorado na Universidade de Debrecen, onde também freqüentou aos seminários de Georg Lukács. Também estudou na Universidade Estatal de Moscovo, sob a supervisão de Sofya Yanovskaya. Ao retornar à Hungria trabalhou como oficial no Ministério da Educação Húngaro mas teve problemas em acatar ordens das autoridades russas e acabou sendo preso em 1950, por três anos. Lakatos, depois de sua libertação, regressou à vida acadêmica fazendo pesquisa em matemática e vivendo de traduções. Embora ainda fosse comunista de nome, os seus pontos de vista políticos tinham mudado muito, então envolveu-se em pelo menos um grupo dissidente de estudantes, numa altura em que viria a dar a Revolução Húngara.
Lakatos fugiu para Viena e depois para a Inglaterra, em 1956, quando a Revolução Húngara foi abortada pelos russos, onde se doutorou em Filosofia de Ciência pela Universidade de Cambrige. Em 1960, foi nomeado para um