Imre lakatos
VIDA E OBRA
Imre Lakatos nasceu em uma família judia em Debrecen, Hungria em 1922.Toda sua vida foi influenciada pela ascenção do nazismo na Europa e pela Segunda Guerra Mundial.Imre passou os anos da guerra, na Universidade de Debrecen onde se graduou em 1944 com uma licenciatura em matemática, física e filosofia. Para evitar a perseguição nazista aos judeus, ele mudou seu nome para Imre Molnár. Imre se tornou um communista ativo durante a Segunda Guerra Mundial,quando mudou seu sobrenome mais uma vez para Lakatos em honra de Géza Lakatos.
Depois da guerra continuou seus estudos de doutorado na Universidade de Debrecen em 1948, onde também frequentou aos seminários privados semanais de Georg Lukács às quartas-feiras. Ele também estudou na Universidade Estatal de Moscovo sob a supervisão de Sofya Yanovskaya. Quando retornou à Hungria trabalhou como oficial senior no Ministério da Educação Húngaro. No entanto, acabou por estar no lado perdedor das discussões internas dentro do partido comunista húngaro e esteve preso sob a acusação de revisionismo desde 1950 até 1953. Só recentemente se soube mais das suas actividades depois da Segunda Guerra Mundial.
Depois da sua libertação, Lakatos regressou à vida académica, fazendo pesquisa em Matemática e traduzindo o How to Solve It de George Pólya para o húngaro. Embora ainda fosse comunista de nome, os seus pontos de vista políticos mudaram muito e envolveu-se em pelo menos um grupo dissidente de estudantes numa altura em que se viria a dar a Revolução Húngara de 1956.
Depois da União Soviética invadir a Hungria em novembro de 1956, Lakatos voou para Viena, e chegou mais tarde à Inglaterra. Doutorou-se em filosofia em 1961 na Universidade de Cambridge. O livro Provas e Refutações, publicado depois de sua morte, é baseado nesse trabalho.
Em 1960 foi nomeado para um lugar na London School of Economics, onde trabalhou nos seus escritos sobre filosofia da matemática e filosofia da ciência. O departamento