Imre lakatos ii
I- Introdução 3
II- A filosofia da ciência do século XX 5
III- Metodologia dos Programas de Pesquisa Científica 7
IV- A epistemologia de Popper e Lakatos e influência no ensino da ciência 10
V- Conclusão 11
VI- Referências bibliográficas 12
Resumo
A obra de Imre Lakatos procurou proporcionar um refinamento à abordagem falsificacionistas popperiana, que o inspirou, mediante a incorporação de conceitos desenvolvidos por Thomas Kuhn, mas sem negar algumas das hipóteses clássicas do falsificacionismo, como os critérios demarcacionistas e a ênfase na investigação e nos testes empíricos. As principais ideias do autor consistem na noção de programa de pesquisa como uma estrutura dotada de um núcleo irredutível de hipóteses básicas das teorias levantadas, protegido por um cinturão protector de hipóteses auxiliares e por heurísticas positivas e negativas que guiam o processo de investigação científica.
A história da ciência é a história dos programas em concorrência; as chamadas revoluções científicas constituem-se em um processo racional de superação de um programa por outro. Também serão abordadas implicações da epistemologia de Lakatos e Popper - ambos racionalistas críticos - para o ensino de ciências são discutidas.
Abstract
The work of Imre Lakatos sought to provide a refinement approach falsificationist Popper, who inspired by incorporating concepts developed by Thomas Kuhn, but without denying some of classical assumptions falsifications as the demarcation critery and emphasis on research and empirical