A importância da cadeia de suprimentos para estratégia logística
Resposta: O Wal-Mart começou em lojas autônomas nos subúrbios de cidades pequenas, seduzindo clientes das lojas familiares em subúrbios mais antigos.
O Wal-Mart se multiplicou na paisagem rural assim como cita o texto, assumindo proporções tamanhas que uma invasão da América Urbana. Pelo fundador do Wal-Mart ser obcecado com operações foi investidos milhões de dólares num sistema computadorizado global que ligava cada caixa registradora á sede da corporação, o que garantia, entre vários benefícios, a reposição imediata de estoques, ele também investiu grandemente em pesadeiras em caminhões e modernos centros de distribuição. Além de aperfeiçoar seu controle da cadeia de suprimentos, esses movimentos reduziram acentuadamente os custos.
O Wal-Mart continuava reduzindo os custos, apostando em que os preços seriam o mais importante dos fatores para atração de clientes. Os sistemas incrivelmente sofisticados de distribuição, estoque e digitalização da Wal-Mart significavam, enquanto isto, que os clientes dificilmente deparariam com gôndolas vazias ou demoras na verificação de preços.
A Wal-Mart conseguiu alcançar grandes avanços em sua cadeia de suprimentos pensando mais em na eficácia de seu foco.
2 - A estratégia de gestão da cadeia de suprimentos do Wal-Mart agregou valor aos seus clientes? Por quê?
Sim, na questão “Produto”, pois como conseguimos analisar no próprio texto o fundador pensava alto em sempre manter seus estoques cheios, gôndolas abastecidas e seus clientes sempre satisfeitos com a grande variedade de seus produtos, a diversificação de varias marcas para um mesmo produto sempre deixa os clientes com mais vontade de ir naquela mesma loja, pois ali ele sabe que além de poder escolher entre qualidade de produtos, escolhe também pelo preço e isso enriquece os olhos dos consumidores a diversificação.
3 - Em que ponto os executivos do Kmart falharam?