Fundamentos da ética
Este trabalho tem como objetivo informar sobre os fundamentos da ética, expondo a suas definições, os tipos de ações éticas nos dias de hoje, seus campos de atuação e importâncias, com a finalidade de ampliar os conhecimentos de seus autores e dos caros leitores.
FUNDAMENTOS DA ÉTICA
Para os seres humanos conviverem em sociedade, é preciso saber enfrentar os desafios impostos por ele e saber como agir em determinadas situações em relação ao outro. Assim, a ética possui um papel fundamental, pois ele permite que o homem faça uma reflexão a respeito de suas decisões, escolhas, ações e comportamentos, estando presente no seu cotidiano o tempo todo, seja nas decisões familiares, políticas, ou no trabalho por exemplo.
1. DEFINIÇÃO DO TERMO ÉTICA
O termo “ética” deriva do grego “ethos” (caráter, modo de ser de uma pessoa), sendo um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade. Ela serve para que haja um equilíbrio e bom funcionamento social, possibilitando que ninguém saia prejudicado. Neste sentido, embora não possa ser confundida com as leis, ela está relacionada com o sentimento de justiça social. A ética é construída por uma sociedade com base nos valores históricos e culturais. Do ponto de vista da Filosofia, a Ética é uma ciência que estuda os valores e princípios morais de uma sociedade e seus grupos.
2. CÓDIGOS DE ÉTICA
Cada sociedade e cada grupo possuem seus próprios códigos de ética. Num país, por exemplo, sacrificar animais para pesquisa científica pode ser ético. Em outro país, esta atitude pode desrespeitar os princípios éticos estabelecidos. Aproveitando o exemplo, a ética na área de pesquisas biológicas é denominada bioética.
3. A ÉTICA EM AMBIENTES ESPECÍFICOS
Além dos princípios gerais que norteiam o bom funcionamento social, existe também a ética de determinados grupos ou locais específicos. Neste sentido, podemos citar: ética médica, ética profissional (trabalho), ética